Continua a registar-se capturas de D. suzukii (Drosóphila-de-asa-Manchada) pelo que, para reduzir de forma continuada as populações e o risco de ataque na próxima colheita, há que tomar medidas preventivas.


Medidas culturais preventivas:

Manter as armadilhas de captura massiva na cultura durante o inverno, renovando ou acrescentando o líquido atractivo de mês a mês.

A captura massiva deve abranger todos os pomares. Recomenda-se que os produtores se entreajudem na colocação e manutenção do sistema de captura massiva da drosófila-de-asa-manchada.

A experiência proporcionada pela monitorização sistemática do voo e pela observação dos ataques, diz que de nada adianta colocar armadilhas apenas na proximidade da colheita. (As armadilhas de cor vermelha são mais atractivas para a D. suzukii; os furos para entrada das moscas devem ter apenas 2 mm de diâmetro, para impedir a entrada de insectos de maiores dimensões).

A poda de inverno deve facilitar a circulação do ar no interior da cultura e de cada planta.

Mantenha a erva cortada nos pomares.

Evite a formação e permanência de poças de água no interior dos pomares (drenagem eficiente, armação do solo em camalhões).




27-02-2019

Pesquisar

Subscrição de Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e fique informado sobre vários temas da sua área de interesse.

Nome:
Email:
"Informar para Desenvolver + " Operação 2.1.4 Ações de Informação
Ficha de Projecto
©InforCNA 2017 - desenvolvido por Softimbra2, Agroinformática