No dia 17 de Janeiro, decorreu a Oficina 2 integrada no projecto “Produzir no Campo, vender na Cidade”, promovido pela ADACB e que teve lugar na Escola Superior Agrária de Coimbra.


A ADACB – Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco, contou com o apoio de vários parceiros, nomeadamente, a CNA – Confederação Nacional da Agricultura, a UBI – Universidade da Beira Interior, a Beira Serra - Associação de Desenvolvimento Rural, a AFIN – Associação Florestal do Interior e a SCMF – Santa Casa da Misericórdia do Fundão.

A Oficina 2 iniciou-se com uma apresentação geral do projecto, identificando as tarefas a realizar posteriormente. A sala composta por cerca de 40 participantes, foi dividida em 4 grupos de 10, cujos objectivos de trabalho eram comuns: identificar os pontos fortes e os pontos fracos de Praças, Mercados e Feiras, das Festas e Romarias, do Comércio Tradicional, e também dos Grandes Hipermercados. A segunda tarefa foi definir e associar tipologias, classes e categorias a listas a utilizar na interacção com os consumidores. Os resultados da discussão de cada grupo foram depois apresentados em plenário.

Foi um evento bastante activo, que deu oportunidade a cada participante dar a sua opinião e falar da sua experiência, quer como produtor, dirigente, técnico, estudante ou consumidor, fomentando, desta forma, uma grande e rica troca de ideias.

No encerramento da oficina, Aníbal Cabral, dirigente da ADACB, salientou a importância do projecto e desta profícua contribuição dos participantes para a problemática do escoamento da produção a preços justos.

Um dos principais problemas da Agricultura Familiar é o escoamento dos seus produtos e a preços compensadores e justos. Estas dificuldades comprometem a sobrevivência das explorações agrícolas familiares e a vitalidade do Mundo Rural, que se quer vivo, com gente a viver dignamente do seu trabalho, compromete a qualidade alimentar da população e a Soberania Alimentar do país.




28-01-2019

"Melhorar a Informação, Promover o Futuro" Operação 2.1.4 Ações de Informação
Ficha de Projecto
©InforCNA 2017 - desenvolvido por Softimbra2, Agroinformática