Foi detectado em 3 explorações de pequenos ruminantes na vila de Voden, na região de Yambol na Bulgária, focos de Peste de Pequenos Ruminantes.


As amostras enviadas para o Laboratório de referência comunitário (CIRAD) confirmaram tratar-se de Peste de Pequenos Ruminantes, como tal as autoridades búlgaras informaram as explorações infectadas e iniciaram a aplicação das medidas de restrição previstas na Directiva n.º 92/119/EU, que incluem o abate dos efectivos.

A PPR é uma doença viral dos ovinos e caprinos muito contagiosa que se transmite essencialmente por aerossóis e por contacto directo entre animais sãos e infectados. A doença provoca febre, lesões na boca e nariz, secreções nasais, diarreia severa e pneumonia, causando enormes prejuízos na produção e uma das consequências de um surto desta doença é o embargo ao comercio intracomunitário e com países terceiros de ruminantes e seus produtos.

Nunca será demais lembrar que devemos aplicar as medidas de biossegurança nas explorações de ruminantes, bem como reforçar a vigilância passiva e caso haja alguma suspeita de PPR devem ser de imediato avisados os Serviços Veterinários das Regiões.




27-06-2018

Pesquisar

Subscrição de Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e fique informado sobre vários temas da sua área de interesse.

Nome:
Email:
"Melhorar a Informação, Promover o Futuro" Operação 2.1.4 Ações de Informação
Ficha de Projecto
©InforCNA 2017 - desenvolvido por Softimbra2, Agroinformática