A Comissão Europeia disponibiliza apoios para financiar os programas apícolas nacionais, de 1 de Agosto de 2019 até 31 de Julho de 2022.

Com a Decisão de Execução (UE) 2019/974 da Comissão, de 12 de Junho de 2019, são aprovados os programas nacionais de produção e de comercialização de produtos da apicultura para as campanhas apícolas de 2020, 2021 e 2022 apresentados pelos Estados-Membros. 

Os Programas Apícolas Nacionais visam a melhoria das condições do sector e da comercialização dos produtos, para além do apoio à formação dos apicultores (ex. luta contra pragas) e investigação. 

A CNA, Confederação Nacional da Agricultura e a sua filiada ADERAVIS, Associação para o Desenvolvimento Rural e Produtos Tradicionais do Concelho de Avis, em representação dos apicultores, repudiam o que foi imposto, à revelia da sua participação e contributo nos locais próprios de discussão. 

As organizações destacam o completo desacordo com a Medida 1 – A – Assistência Técnica, que penaliza as pequenas associações com o subfinanciamento, e com a Medida 2 – A – Luta contra a Varroose – Medicamento, também pelo subfinanciamento de tratamentos obrigatórios no Programa Sanitário Nacional. 

Reafirmam que se deve reformular ou, na pior das hipóteses, dar continuidade ao formato anterior que, apesar de imperfeito, permitia assegurar a assistência às explorações dos associados bem como o acesso destes ao medicamento para tratar as “moléstias” das abelhas.


27-06-2019
 

Pesquisar

Subscrição de Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e fique informado sobre vários temas da sua área de interesse.

Nome:
Email:
"Melhorar a Informação, Promover o Futuro" Operação 2.1.4 Ações de Informação
Ficha de Projecto
©InforCNA 2017 - desenvolvido por Softimbra2, Agroinformática